maio 22, 2009

USAR XP E VISTA NO MESMO PC

Dual boot: instale o Windows 7 sem abrir mão do XP ou VistaPor Fabio Eduardo Paganin Reis do Amaral
quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
Aprenda como fazer para ter múltiplos sistemas operacionais instalados no mesmo PC.
A longa expectativa em torno do lançamento do Windows 7 não foi em vão: anunciado oficialmente na CES (Consumer Electronics Show) deste ano, sua versão final sequer foi distribuída (ainda está em fase Beta) e já tem gente louquinha para testá-lo. A curiosidade esbarra em um empecilho: por ser Beta está sujeito a erros, e ninguém quer comprometer sua instalação do XP ou do Vista apenas para “dar uma espiadinha” (não, não assisto BBB).

Neste tutorial ensinaremos uma das (muitas) técnicas para ter dois ou mais sistemas operacionais instalados no mesmo PC (e sem entrarem em conflito).

Primeiro passo: obtenção do Windows 7

Pode parecer um pouco óbvio, mas é necessário salientar que não basta apenas fazer o download do Win7 (pegue aqui a versão de 32 bits e aqui a de 64); por se tratar de um arquivo .ISO (formato correspondente a imagens de CD e DVD), será preciso “queimá-lo” (gravá-lo) em uma mídia virgem (pelo tamanho do arquivo, terá que ser um DVD – já que Blu-Rays ainda são escassos no Brasil) usando um programa específico para esse fim (confira aqui uma lista).

Já com seu DVD do Windows 7 em mãos, podemos ir para a próxima etapa.

Segundo passo: particionando seu disco rígido

Antes de iniciar a instalação do Windows 7, você precisará criar uma nova partição no seu HD: é onde o novo sistema operacional será instalado. Os métodos variam – principalmente porque o Windows Vista já vem com um sistema de particionamento integrado, e o XP não.

O artigo Como criar partições no HD elucida bem o assunto, ensinando ao usuário as técnicas de divisão – tanto para quem usa Vista quanto para quem usa XP. É uma leitura recomendada (e quase obrigatória) antes de prosseguirmos.

Uma vez que seu HD esteja particionado (importante: a instalação mínima do Windows 7 requer 16 GB de espaço livre em disco, então certifique-se de que a nova partição é maior que isso), pode-se ir para a etapa final.

Terceiro (e último!) passo: instalação do Windows 7

Finalmente chegamos à parte mais fácil: instalar o Win7 na nova partição. Para começar, insira o seu novíssimo disco do Windows 7 no drive de DVD e reinicie o computador. O boot via CD/DVD precisa estar habilitado na BIOS (pelo Setup, ao ligar o PC); se você nunca mexeu nisso, não se preocupe: a maioria dos PCs já vem com essa opção ativada.

Uma vez que o DVD comece a rodar, basta seguir os passos indicados pelo instalador. Mas cuidado! Na hora de escolher o tipo de instalação (Installation type), certifique-se de selecionar a opção Custom (instalação avançada) e escolher como drive de destino a partição que você acabou de criar; uma escolha errada nessa parte pode fazer com que o Win7 seja instalado no drive principal, o que significaria sobrescrever seu sistema operacional original (XP/Vista) e causar muita dor de cabeça.

Depois de selecionar a nova partição como local de instalação, basta sentar e relaxar. O processo é semelhante ao dos outros Windows, com uma reiniciada aqui e outra acolá; após um tempo será solicitado que você configure algumas coisas básicas como: criar sua conta de usuário, inserir seu código de licença (semelhante a um número de série) e definir as preferências para o sistema.

Se você chegou até aqui, parabéns! Seu Windows 7 está instalado e pronto para ser testado. De agora em diante, ao ligar o computador você terá a opção de escolher com qual sistema operacional (entre Win7 e XP/Vista) deseja trabalhar.

Como remover o dual boot

Okay: você testou, fuçou e bisbilhotou o Windows 7; agora quer que seu sistema volte a ser como antes. Para remover o Win7 (e a tela de dual boot que aparece ao ligar o PC), basta seguir estes passos:


1.Inicie seu Windows padrão (Vista/XP) normalmente;
2.Abra o menu Iniciar;
3.Em “Executar...” (XP) ou na própria barra de “Iniciar Pesquisa” (Vista), digite “msconfig”;
4.Será aberta uma tela de configurações – selecione a aba “Inicialização do Sistema”;
5.Você deverá ver duas entradas, uma para o Vista/XP (Sistema Operacional atual; Sistema Operacional padrão) e outra para o Seven: selecione a do Seven e clique no botão “Excluir” (cuidado para não apagar a entrada errada!);
6.Terminado esse processo, você pode formatar a partição em que se encontra o Win7;
7.Pronto! Se quiser excluir a nova partição e deixar seu HD como era antes, basta usar os mesmos métodos e programas indicados no artigo sobre a criação de partições.





8
recomendecomentários (8) imprimir


Você gostou deste texto?


Obrigado por Votar.
Envie sua opinião





Downloads RelacionadosProgramas relacionados ao texto acima
Windows 7
Imperdível: Microsoft libera a versão de testes do sucessor do Windows Vista, o Seven. Venha conhecê-la!
2,50 GB Gratuito para testar
Windows 7 Beta 1
Faça um test-drive do sucessor do Vista, o Seven, que já está disponível para download (versão 64 Bits).
3,20 GB Gratuito para testar




ComentáriosEnvie sua opinião!ver todas 8 Comentários Enviados


Coelhão13/2/2009
Amigos, Sou técnico em Informática, Hardware e Cursando T.I e Infelizmente Não Conseguir instalar o Windows 7 64 e 32 Bits!!!!No Meio da Instalação ele Para e Trava o Computador!!!!!Já Baixei 4 Vezes as Duas Versões e Gravei Varias Vezes em Mídias Virgens e Regraváveis,a Configuração do meu PC é:Processador Intel Core 2 Duo E7300 2,56GHz e Cache 3MB;Placa Mãe Gigabyte GA-945GCM-S2C; 1GB DDR2 667;2HDs 80 e 160 GB....Já Testei os Cabos, a Placa Mãe, os DVDs, o Processador... Tudo OK!!!!Se Alguém tiver alguma Solução ou Dica Responda Por favor!!!!Muito Obrigado Pela Atenção!!!! Wallace30/1/2009
Olá pessoal , eu vim aq pra agradecer a ajuda do Helton , eu tinha instalado esse Windows 7 ai em outra partição , mas ai quiz remove-lo formatando a partição em q ele estava mas a tela d bual boot permaneceu e por isso td vez q eu ligava meu note ele pedia pra eu seleciona o SO q eu queria ( isso é mto chato ) então eu vi o comentario do Helton e tentei , realment funciono , eu concegui retira a tela d dual boot e meu xp esta como antes .Obrigadão mesmo Helton edilson25/1/2009
E ONDE ACHO OS DRIVERS PARA O WINDOWS SEVEN, POIS TENHO O CD DA MINHA PLACA-MÃE, MAS OS DRIVERS SÓ SERVEM PARA O XP ? AGUARDO ANSIOSAMENTE UM FEEDBACK, OBG A TDS. Helton23/1/2009
Tem sim como voltar como era antes.Respondendo a pergunta do mrcfer13:Para tirar a tela de dual boot casa não tenha saido com a exclusão da partição, você instalar esse programa freeware que tem aqui no Baixaki: VistaBootPRO 3.1 BetaCom ele você pode excluir a entrada do windows que não existe mais, até mesmo mudar o nome na tela do windows do boot e também instalar outro SO por ele. Simples é rápido.Agora respondendo a pergunta do Diego:Sim, você formata a partição e ele acaba com o seven. Para você voltar ( alocar) a partição que foi criada para o seu windows antigo, faça o seguinte: Instale o programa EASEUS Partition Manager Home Edition 3.0.1, que é freeware e tem aqui no Baixaki.Com ele você pode excluir a partição que não irá usar mais e juntá-lo ao sistema. Também com ele você pode criar outras partições e também redimencionar elas, tudo pelo windows, de uma forma rápida. Thiago22/1/2009
e ae galera, só pra sanar a duvida de alguns... se vc quiser somente tirar a tela de dual-boot, no win XP aperte a tecla do windows a tecla pause/break, vai abrir uma janela de "propriedades do sistema", clique na aba "avançado", depois, na parte que tem "iniciação e recuperação" clique no botão configurações...deverá abrir a janela de iniciação e recuperação nela de cara vc verá uma caixa para dizer qual será o win principal (padrão), clique no botão editar e vai abrir uma janela do notepad, nela vc verá duas linhas muito parecidas mas se vc reparar bem uma deverá ter algo entre aspas como "Microsoft Windows XP" e na outra linha o outro sistema que vc tem por exemplo "windows 7" ou "windows vista"...delete a linha do sistema que vc não quer. Mas cuidado: se vc apagar a linha errada terá que formatar o HD!!!detalhe: assim vc tira SOMENTE o dual boot... mas a partição continua... se vc quiser deletar a partição e restaurar o tamanho original do HD, use programas como o "partition magic" ou algo parecido... desculpem pelo livro que escrevi mas alguém espero ter ajudado...rsrsabraço ver todasEnvie sua opinião


Envie seu Comentário



Artigos, Dicas e Tutoriais
Busca


Novidades
Mais Populares
Tutoriais
Como Instalar
Como Jogar
Como Usar
Comparações
Dicas
Especiais
Guia de Compras
Informações
Jogos
Novidades
O que é?
Portáteis
Promoções e Eventos
Seleções
Tira-Dúvidas
Web
Office
GIMP
Photoshop
Segurança
publicidade

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores